Looks

Procura aê

sábado, 15 de janeiro de 2011

Duas palavrinhas


            Alguém já ouvir falar de sarcasmo? E de ironia?
            Nos tempos modernos são palavras bem utilizadas, mas que não significam nada –  tempos modernos é igual a “adolescentes que não lêem” – e que servem para gerar confusão.
            Minha curiosidade não é normal, mas isso não vem ao caso.
            Está ai, o verdadeiro significado destas palavras:

          Sarcasmo designa uma zombaria, intimamente ligado à ironia com um intuito quase cruel, muitas vezes ferindo a sensibilidade da pessoa que o recebe.
            O sarcasmo é uma figura de estilo muito utilizada nas artes orais e escritas, designadamente na literatura e na oratória. Fyodor Dostoyevsky foi um dos grandes representantes do uso deste recurso estilístico, definindo-o como " o último refúgio dos modestos e virtuosos quando a privacidade das suas almas é invadida vulgar e intrusivamente".
           A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Na Literatura, a ironia é a arte de gozar com alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reação do leitor, ouvinte ou interlocutor.
         Ela pode ser utilizada, entre outras formas, com o objetivo de denunciar, de criticar ou de censurar algo. Para tal, o locutor descreve a realidade com termos aparentemente valorizantes, mas com a finalidade de desvalorizar. A ironia convida o leitor ou o ouvinte, a ser ativo durante a leitura, para refletir sobre o tema e escolher uma determinada posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário