Looks

Procura aê

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O homem em estado de natureza



            Existem diferentes teorias que explicam o conhecimento do homem ao nascer. Locke diz que o homem adquire experiência durante sua vida, respeitando apenas a razão quando nasce. Uma outra teoria é de que o homem aparece neste mundo com um determinado conhecimento anterior, não se comportando como animal ao nascer. Existe ainda a teoria de que o ser humano, ao nascer, é um animal, sem conhecimento, que precisa ser “domado” pela sociedade.
            Independente do que acreditam as pessoas, é fato que, ao nascer, o ser humano é puro, tendo ou não conhecimento, e é livre das amarras da sociedade. O ser humano age por instinto. Chora quando tem fome, chora quando sofre, chora até quando dorme. Até que aprende a falar. E a partir deste momento o homem é domesticado pela sociedade.
            O homem nasce sem idéias formadas e a sociedade as forma, aos poucos, dependendo da cultura de sua família. O problema é que a sociedade é falha. Com o tempo, a pureza do homem se perde, viram políticos mesquinhos e corruptos, burgueses sem coração, e até trabalhadores honestos com uma vida particular corrompida. A pureza do bebe se perde num elo perdido da evolução da consciência.
            Será que um ser humano, criado em outro planeta com vida, porém inabitado, seria completamente puro e perfeito, ou seria cego, incapaz de conviver com outros da sua espécie?

Nenhum comentário:

Postar um comentário